Que produtos recebem o selo CleanSmoke?

Com CleanSmoke (fumo limpo), os alimentos podem ser fumados de uma forma mais sustentável, serem mais amigos do ambiente, mais eficientes em termos de recursos, e livres de aditivos nocivos, como cinzas, alcatrão e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs). Para garantir que os consumidores possam beneficiar de produtos CleanSmoke no futuro, a CleanSmoke Coalition desenvolveu o selo CleanSmoke para produtos sustentáveis e inóquos.

CleanSmoke

O que é CleanSmoke?

CleanSmoke é, em todos os aspetos, uma alternativa sustentável à fumagem convencional. O fumo é limpo antes de entrar em contacto com os alimentos e é, portanto, livre de aditivos nocivos como cinzas, alcatrão e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs). Neste inovador processo de fumagem, todos os parâmetros como o tempo, a temperatura, a humidade e a velocidade do ar circulante satisfazem as condições dos processos convencionais de fumagem. Assim, o CleanSmoke preserva integralmente tão importantes características como o sabor, a cor ou a conservação.

Como o CleanSmoke é gerado?

Nenhuma árvore precisa de ser cortada para o CleanSmoke: serrim não tratado, proveniente de processamento de madeira, é queimado sem chama, sob condições controladas. O fumo resultante é condensado com água potável e é filtrado num processo de múltiplas etapas onde é limpo de cinzas, alcatrão e dos carcinogénicos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs). O que permanece é puro fumo condensado, retido em água potável. Para a fumagem de alimentos, o condensado de fumo é produzido na hora, num, assim chamado, gerador de fumo, com a ajuda de ar comprimido para gerar fumo estável.

Benefícios para o consumidor

Saúde

Um significativo benefício da tecnologia de CleanSmoke é o facto de nenhum poluente do fumo poder poluir os alimentos porque substâncias nocivas como cinzas, fuligem, alcatrão e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs) serem retiradas por filtragem, num processo de limpeza de múltiplas etapas durante a produção do condensado de fumo primário. Esta é a razão pela qual a União Europeia apoia o uso de condensados de fumo primários (Regulamento da EU 2065/2003).

Sabor

A fumagem usando CleanSmoke pode criar um aroma muito mais delicado. Além disso, tal como com um tempero delicado, a combinação de diferentes notas de madeira produz um fumo muito mais refinado do que a madeira tradicional.

Qualidade

Adicionalmente ao sabor, a fumagem tem a haver também com conservação. Alimentos fumados com CleanSmoke têm a mesma vida útil do que os fabricados com fumo convencional.

Sustentabilidade

Redução de emissões

Alimentos processados com CleanSmoke têm uma muito melhor avaliação do ciclo de vida (ACV). Por exemplo, a fumagem com fumo condensado primário produz até menos 80 porcento de emissões de CO2 do que com fumagem convencional. E porque não há chama viva ou brasas no processo com CleanSmoke, não são libertadas emissões como as de óxidos nitrosos (NOx) e de monóxido de carbono (CO). Além disso, haveria uma redução anual de, aproximadamente, 40 toneladas de químicos detergentes, a serem despejados nos esgotos, se apenas a carne na Alemanha fosse fumada com CleanSmoke , e poder-se-ia poupar mais de 550 milhões de KWh de energia, todos os anos.

Proteção de recursos

Não é apenas necessário menos madeira para a produção de fumo condensado primário do que para métodos de fumagem convencionais, mas, mais importante, não é preciso o abate de mais árvores porque se usa apenas o serrim produzido pela indústria madeireira. O potencial de conservação de recursos na tecnologia de fumagem pode ser exemplificado, ainda mais claramente, com alguns dados relativos ao consumo de água: Com CleanSmoke, cerca de 830.000 m3 de água pode ser poupada, apenas na Alemanha – tanto como toda a população da cidade de Kiel, bebe num ano.

CleanSmoke Coalition

CleanSmoke Coalition significa métodos de fumagem inovadores

CleanSmoke está muito à frente da fumagem convencional. Este inovador processo de fumagem não apenas produz produtos seguros e conscientes em matéria de saúde, como também alivia o impacto ambiental e melhora as condições de trabalho nas camaras de fumagem. Este processo produz alimentos fumados sustentáveis para pequenas e médias empresas (PMEs), especialmente porque o produto final é comparável com especialidades fumadas tradicionais, sem compromisso. Sustentável e rentável Os produtores de CleanSmoke, produtores e distribuidores de alimentos, fabricantes de camaras de fumagem modernas, institutos de pesquisa, associações industriais e ONGs procuram tornar a fumagem mais sustentável. Ao mesmo tempo, alimentos fumados, que são muito populares entre os consumidores, estão finalmente a serem reconciliados coma procura atual por um desenvolvimento sustentável e uma nutrição saudável. Os membros vêm-se a si próprios como parceiros do sector em toda a Europa e querem abrir caminho para o CleanSmoke ao nível da EU. Cleansmoke é fumo verdadeiro e orgânico Acima de tudo, a CleanSmoke Coalition (CSC) pede um reconhecimento inequívoco do CleanSmoke como sendo fumo, por toda a Europa, de modo a que este processo possa ser usado sem qualquer reserva. A Comissão Europeia confirmou, há muito tempo, que o fumo produzido a partir de produtos de fumo primário, não é meramente um aromatizante de fumo, mas fumo verdadeiro – com o mesmo paladar, apenas sem produtos poluentes. Como CleanSmoke promete valor acrescentado para, em particular, os fornecedores de alimentos orgânicos, CSC acredita que é absolutamente lógico incluir fumo sustentável no Eco- regulamento da UE. Toda a inovação tem o seu tempo para brilhar. Para CleanSmoke esse tempo é agora.